Dicas – Câmera e edição de fotos

Semana passada falei um pouco sobre a trajetórias das fotos daqui da Fascínio por esmaltes, hoje falo um pouco mais sobre a câmera que uso, a diferença de uma lente normal com uma lente macro e como edito as fotos. Tudo começa com a minha caixa/estúdio, eu mesma fiz e se quiser posso fazer um passo a passo de como monta-la. Essa é a segunda ou a terceira que fiz, com o tempo o papel manteiga dos lados vai estragando devido ao sol que bate na minha janela.

DSC_0004

Eu não uso nenhum tipo de iluminação, a luz que vem da minha janela é suficiente para fazer as fotos. Hoje uso 3 coisas para as fotos: espelho em baixo, um fundo com glitter (em cartolina ou EVA) e esse pisca pisca que comprei da Daiso. Fica essa zona mesmo, mas como a lente macro desfoca tudo isso, o resultado é das fotos que aparecem por aqui.

Câmera

P_20160223_145144

Eu uso uma Nikon D3100 com a lente macro da marca Tamron de 90mm, como disse no post anterior não foi sempre que usei essa lente, usei por um bom tempo a lente que veio com essa câmera (que já bem antiga).

DSC_0019Esta é a lente que veio com a câmera, não me pergunte especificações pois eu não sei, o que sei e a diferença nas fotos, tirei duas fotos, uma com a lente macro e com essa que veio com a câmera para mostrar a diferença.

Clique na foto para ver maior

Sem-Título-1

A lente Macro pega muito mais os detalhes tanto do esmalte quanto da película que estou usando, do mesmo jeito que ela pega todos os detalhes que eu quero, ela também pega os que eu não quero, como aquele borrão milimétrico que não dá para ver, uma erradinha de nada nos cantinhos e assim por diante, tudo que é minúsculo se transforma grande quando fotografado.

Sem-Título-2

No Flash (aquele negocio branco na câmera) uso um difusor que meu noivo comprou no Ebay, assim ele não fica tão forte quando vou fotografar. Outro ponto é que tiro fotos somente de dia, tenho um flash macro para essa lente que foi comprada para um momento que eu não puder mais fotografar de dia, mas que ainda não usei. Há outra diferença entre as lentes, a macro pesa muito mais que a de 55mm, eu não uso tripé, tiro fotos com uma das mãos (por isso a câmera fica em pé, pois assim eu alcanço o botão para tirar a foto) e a outra é a que está esmaltada e que estou usando como modelo. Dependendo do dia minha tendinite reclama muito do peso da lente, tenho que parar e continuar no outro dia.

Edição das fotos

Eu uso o bom e velho Photoshop. Uma das condições para usar essa câmera pelo meu noivo era que eu aprendesse a usar o programa, porque? A Nikon tem diversas configurações assim como as outras marcas de câmeras, para que as fotos não percam qualidade ela não vem salva como JPGE como estamos acostumadas, elas vem em .NEF que é especifico da Nikon. Esse tipo de arquivo deixa com que a foto tenha uma qualidade acima das câmeras normais e com um tamanho gigantesco (quanto mais qualidade mais pesada é a foto), para que eu possa transforma-la em JPGE sem que perca a sua qualidade eu preciso do Photoshop.

Sem-Título-3

É nele que eu escolho as fotos que vão para o blog, recorto quando é necessário, faço as montagens e coloco as tags em volta das cutículas e a marca da Fascínio por esmaltes no canto das fotos. Esse é um arquivo que tenho pronto, assim eu só duplico para a foto que preciso (facilita muito). Por muitas vezes também uso o modo de brilho e contraste, mesmo usando o modo automático da câmera, algumas fotos podem ficar escuras e a cor do esmalte não aparecer do modo que deveria, lembrando que nunca faço alterações nas cores dos esmaltes, apenas deixo a foto mais clara ou mais escura para que se aproxime da realidade.

Sem-Título-5

Depois de tudo isso eu salvo a foto de uma maneira diferente, na parte de Arquivos tem uma opção de Salvar para Web, ela é especifica para o que faço aqui. A foto é salva em JPGE (mas você também pode salvar do jeito que você preferir) e me diz quanto tempo mais ou menos a pessoa que vai acessar a Fascínio por esmaltes vai demorar para carregar essa foto.

Sem-Título-6

Quanto menor o tempo melhor, pois não é todo mundo que tem uma internet boa em casa ou até mesmo no celular. Feito isso eu coloco as fotos aqui no blog, escrevo o post e deixo elas salvas no Google Drive. Eu nunca jogo nenhuma foto fora, não sabemos o que pode acontecer, pode dar problemas no servidor que usamos ou precisar dessas fotos para outros fins. Como disse na postagem anterior, pode ser que tudo que eu mostrei aqui esteja errado, meio certo ou certo, esta é a forma pelo qual eu trabalho e que sempre estou tentando melhorar, quanto ao Photoshop eu aprendi a fazer tudo sozinha, por vezes entrava no Youtube ou no Google para ver como faz determinada coisa (e até hoje faço isso). Caso queira saber mais sobre algo que falei aqui deixe nos comentários!

16 Comentários
  • Giorse Silva
    março 10, 2016

    Bárbara… você está em outro nível, bem profissional!!!
    Eu sou bem amadora, tiro as fotos com o celular, edito com os aplicativos para celular, mesmo…hahaha…
    Mas um dia, ainda vou comprar uma boa câmera!!!
    Adorei as dicas…
    Beijos…

    Blog da Gio
    http://www.giorsesilva.com.br

    • Bárbara Bononi
      março 10, 2016

      Imagina, ainda tenho muuuuito que melhorar!
      Obrigada pelo carinho ❤

  • Katriny
    março 6, 2016

    Amei essa seleção de dicas para fotos que você está fazendo! Ainda tenho que testar o photoshop, a qualidade fica ótima com essa câmera mesmo hein. Beijos

    Francesinha à Brasileira

    • Bárbara Bononi
      março 7, 2016

      Obrigada pelo carinho ❤

  • silvana
    março 4, 2016

    Oi Barbara muito esclarecedor o post gostei de saber mais sobre a câmera, lentes e cenário, eu uso meu celular porque ainda falta-me $ pra ter uma câmera boa, mais é meu desejo, tento sempre variar os cenários.
    Acho super bacana saber mexer no Photoshop, adorei você compartilhar conosco!
    Beijos
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    • Bárbara Bononi
      março 5, 2016

      Logo você compra uma Silvana! Photoshop é super fácil, só ter força de vontade para aprender.

  • Rúbia Almeida
    março 4, 2016

    Eu sou bem amadora nesse negócio de fotografar e editar, uso uma nikon normalzinha e faço fotos usando a luz natural e edito no photoscape mesmo hahaha Tenho muito a aprender, mas cadê tempo?!?

    Adorei as dicas!!

    Beijos
    Cores, Glitterices Etc

    • Bárbara Bononi
      março 5, 2016

      Imagina Rubia, cada uma faz da maneira que sabe! E nosso tempo é corrido demais.

  • Tiemi
    março 4, 2016

    Eu voltei a usar minha câmera Nikon, ultimamente estava usando só a de celular por ser mais prático, tb uso Photoshop pra editar!
    bjoo

    Tiemi
    rosebox.blogspot.com

    • Bárbara Bononi
      março 4, 2016

      Eu não consigo usar o celular, pelo menos no meu eu acho que as fotos ficam horríveis! Obrigada pelo carinho ❤

  • Janaína Santos
    março 4, 2016

    Ótimo post, adorei as dicas para edição de foto.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    • Bárbara Bononi
      março 4, 2016

      Obrigada pelo carinho ❤

  • blog Usei Hoje
    março 4, 2016

    Bem bacana seu modo de fotografar e editar… eu tenho nada de nada disso, nem entendo dessas coisas.rs
    Fotografo com a luz natural daqui de fora de casa com celular (por preguiça de carregar a camera) e editar, uso PhotoScape só pra cortar as fotos mesmo… caramba, preciso aprender muita coisa ainda.
    Já pensei em fazer umas gambiarrinhas pra enfeitar mais os fundos, mas acabo esuqecendo.
    Pois é, preciso mesmo melhorar ..e muito!!!
    Amei ver teu jeito, tuas dicas.

    Bjim …
    blog Usei Hoje

    • Bárbara Bononi
      março 4, 2016

      Isso são apenas detalhes, quando você vê já não vive sem eles!

  • Jacqueline Sohari
    março 4, 2016

    Adorei o post!
    Estou tentando melhorar um pouco mais minhas fotos
    O site ficou PERFEITO!

    • Bárbara Bononi
      março 4, 2016

      Obrigada pelo carinho, fico muito contente que gostou!

Translate »