Dicas – Minha coleção de esmaltes e como a organizo

Cada uma tem um modo de guardar seus esmaltinhos, muitas guardam em caixas de sapatos, em potes de sorvete, em gaveteiros ou tem prateleiras para eles. Quando eu ainda era uma pessoa normal, com no máximo 10 esmaltes, eu guardava em uma caixa organizadora de papel, deixava eles lá largados e deitados, percebia que com o tempo eles estragavam pois esta não era a melhor forma de armazena-los. Depois que comecei a comprar mais cores e aumentar a coleção essa caixa já não comportava mais os esmaltes, pois comecei a guarda-los em pé em um gaveteiro bem antigo e forte que tenho aqui em casa.

P_20160105_142606

Depois que cheguei a uma média de 800 esmaltes esse gaveteiro não comportou mais a minha coleção, eu fiz separações para deixa-los bem organizadinhos mas mesmo assim não cabia nem mais uma palha lá dentro. Sempre sonhei em ter uma estante para os meus esmaltes, mas elas eram muito caras e eu teria que pensar em uma para comportar os que eu já tinha e os que viessem depois. Eu até pensei em mandar fazer uma, mas o dinheiro não era o suficiente e não teria como. Como medida de emergência, os novos esmaltes iam para caixas organizadoras de plástico, que encheram em pouco tempo e eu havia percebido que não daria certo. Para quem mora em casa vai entender, você sempre tem coisas em casa que nunca imagina ter, é só procurar que vai achar! Pois eu achei 5 prateleiras de vidro temperado e duas madeiras do mesmo tamanho. Pois eu fui me aventurar a construir a minha própria estante de esmaltes, procurei no Google diversas e achei uma para ter como exemplo.

P_20160105_142414

Ela não é a maneira que eu gostaria, queria que fosse um esmalte só, aquelas prateleiras beeem fininhas, mas pensando no número de esmaltes que tenho e com o espaço e dinheiro essa foi a minha melhor opção.

DSC_0117

Comecei a transferir todos os esmaltes do gaveteiro para a estante, eu fiquei com receio de colocar os esmaltes importados, pois ninguém me garantia que a estante não poderia cair (mesmo meu pai garantindo que não), portanto coloquei somente os esmaltes nacionais. Os importados ficaram no gaveteiro e permanecem lá até hoje. Para organizar os esmaltes eu uso a seguinte tática: Esmaltes redondo, esmaltes quadrados, esmaltes de forma esquisita.

DSC_0119

Na primeira prateleira deixo os esmaltes redondos compridinhos, ou seja, marcas como Ludurana, Fina Flor, Realce, L’apogee, Impala, Drica entre outras. A organização é simples, quando não sei de que coleção aquele esmalte faz parte, organizo por cremosos, cintilantes, perolados, glitter, metálicos e outros efeitos. Os que mais deixo organizados são os da Impala, pois é muito mais fácil identificar cada coleção, além de eles terem um número em cada esmalte (pode falar que sou doida).

DSC_0123

Na segunda são os vidros um redondo um pouco maiores, como Risque, Big Universo, Novo Toque, Lokenzzi, Bella Brazil, Penelope Luz entre outros. Esses são os que são piores para organizar, pois dificilmente se sabe as coleções ou não encaixam perfeitamente entre si.

DSC_0124

Na terceira continuam sendo os vidros redondos, mas entrando nos quadrados, lá tem os esmaltes da Hits, Anita, Koloss, Granado, Luxor, Barbie, Odorata, Flavia Alessandra entre outros. Os vidros da Hits são ótimos para organizar, seguidos dos quadrados que nem sempre tem o mesmo tamanho.

DSC_0125

A quarta prateleira entra no quesito “vidros esquisitos”, ou seja, formas diferentes e que são um saco para organizar. Nesta prateleira tenho Ellen Gold, Lorrac, DNA, Cinco, Colorama, Mohda, Nati, Super Pérola, Jade, Preta Gil entre outros.

DSC_0127

Na quinta e última estão os esmaltes que não consegui encaixar em nenhuma das outras prateleiras, ela é a que fica mais alta, portanto ficam os esmaltes que acabo usando menos (por não conseguir ter tão fácil acesso visual mesmo) Nela estão os esmaltes da BU, Avon, La Femme, Dote, Beauty Color, Foup, Hello Kitty (Hits), Zanphy, Top Beauty, Cora entre outros.

Normalmente nunca deixo a estante ficar completamente cheia, meu intuito é que se está enchendo é hora de fazer uma boa faxina e doar os esmaltes que não uso mais ou que tenho cores muito parecidas. Faço isso sempre que vou limpar a estante, pois fica lindos assim expostos, mas pega um pó que as vezes se enfia em cada canto que é um saco para tirar. Outro detalhe que muitas meninas já repararam é que eu pinto as tampas dos esmaltes.

DSC_0122

Quando eu guardava eles no gaveteiro era uma briga para achar determinada cor, ficava lá meia hora levantando vários vidros até achar o que eu estava procurando, por vezes eu desisti ou encontrei uma cor que não lembrava que tinha. Vi em algum lugar alguém falando para pintar a tampa, pois assim facilitava para achar a cor e deu super certo. Pego com o palito de limpar os cantinhos um pouco do esmalte do pincel e passo na tampa, não capricho muito, apenas para poder identificar qual esmalte é.

Como disse, esses são os esmaltes Nacionais, os importados continuam em gavetas, porém não está lotado, duas gavetas de esmaltes, 1 vazia e 1 com os mimos que ganho para o blog das marcas.

DSC_0131

A mesma neura com os nacionais segue com os importados! Na primeira gaveta tenho esmaltes da Bourjois, China Glaze, Sally Hansen, Revlon, P2, Zoya, Kiko, OPI, Andréa, Jordana e entre outros. Aqui dificilmente seleciono entre redondos, quadrados ou vidros esquisitos, pois não são esmaltes para ser tão doida, apenas organizo por números, pois os importados normalmente vem com eles.

DSC_0136

A segunda gaveta é a menos organizada, por não estar cheia os esmaltes saem do lugar quando eu a puxo. Nela estão esmaltes que comprei no Paraguai (não me lembro o nome de todos), Clique, Nail Ink, Royal de Loop, Mary Kay, NYX, Born Pretty, OPI mini, LA Colors, LA Girls, Nabi, Dance Legend entre outros.

DSC_0142

Tudo que chega aqui em embalagem fofa das parceiras da Fascínio por esmaltes vai para a última gaveta ( a terceira está vazia), Guardo tudo com muuuuito carinho.

Acabou? Não gente, ainda falta a caixa de tratamento, adesivo e películas! Juro que é a última!

P_20160105_143827

A caixa já está sujinha, pois era branca, ganhei ela como presente de padrinhos de casamento e achei ela perfeita para guardar as bases, Top Coat e peliculas pois tem separações por dentro.

P_20160105_143838

Na parte maior e a primeira aqui do lado estão os “tratamentos”, bases fortificantes, base normais, Top Coats, Gel fortificante e Óleos em geral. Na outra parte menor ficam os adesivos e películas que guardo em saquinhos bem fechadinhos para não estragar.

Agora vem a pergunta, como tenho controle de tudo isso? Simples! Eu cadastro cada esmalte que chega aqui em casa no sistema do blog Esmalte nas Unhas, lá eu sei exatamente que esmalte eu tenho ou deixo de ter, os que venceram ( o que isso para mim não faz diferença) e sei exatamente quantos esmaltes tenho. Isso me ajuda muito, pois não quero que passe de 1.200 esmaltes, não acho que uma pessoa seja capaz de usar tudo isso, por este motivo eu desapego e doo os esmaltes para pessoas que possam usar, pois se eu ficar acumulando aqui vai acabar estragando e será usado apenas 1x.  Quanto mais eu doo, mais coisas boas vem em troca, por enquanto que sai 1 entram 2 por aqui, pratique o desapego e faça outras Fascinadas felizes!

0
34 Comentários
  • Bruna Fernandes
    agosto 2, 2016

    Nossa adorei!
    Acabei de organizar os meus em um gavetão porque em caixas não estava dando muito certo :/
    To precisando de prateleiras também….
    Parabéns pela sua organização!
    Um beijão.

    https://doceesmaltada.blogspot.com.br/

  • Raissa
    agosto 2, 2016

    QUE SONHO MEU!!!!! Sempre quis ter uma estante para os meu esmaltes, isso qnd aonda tinha muitos, hoje em dia tenho poucos, me desfiz me muita coisa #arrependimento. Mas ficoi otima e ainda sendo diy ficou bem mais em conta né! Acho q tb teria a mesma neura de achar q vai cair…

    Bjus
    Raissa
    http://demaoemmao.com.br

  • Liz Roberta
    março 17, 2016

    Quantos esmalteeeeesss!!! 😀
    Não sei se conseguiria ser tão organizada assim… rs
    Depois me diz qual o tratamento para as unhas não quebrarem, tá??
    Beijoooo!!!

    • Bárbara Bononi
      março 17, 2016

      Obrigada pelo carinho ❤

  • Giorse Silva
    fevereiro 21, 2016

    Adorei ver sua coleção e como você organiza seus vidrinhos… Também preciso dar um jeito nos meus…
    Beijos

    Blog da Gio
    http://www.giorsesilva.com.br

    • Bárbara Bononi
      fevereiro 22, 2016

      Obrigada pelo carinho ❤

  • Carol
    fevereiro 17, 2016

    Amei muito a sua coleção e organização.
    Ah, também amei o blog <3
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    • Bárbara Bononi
      fevereiro 17, 2016

      Obrigada pelo carinho ❤

  • Maria Amelia
    janeiro 22, 2016

    que sonhoooo issoo !!!!
    nunca vi tanto esmalte assim ! Quem dera ser organizada assim …
    fiquei encanta com 😀
    também amei conhecer o seu blog !
    Beijos lindaaa ;*****
    http://www.blogciliosposticos.com
    cuta a nossa fan pag :www.faceboook.com/blogciliosposticos

    • Bárbara Bononi
      janeiro 22, 2016

      Fico contente que gostou! Obrigada pelo carinho ❤

  • Liliane
    janeiro 15, 2016

    Adorei ver como você organiza seus esmaltes, os meus ficam em caixas organizadoras mesmo, mas não estou conseguindo mais guardar, estão cheias, meu sonho é fazer uma prateleira para aliviar. Antes separava por marcas hoje estou separando por cores.
    Beijos
    Lily’s Nail
    Instagram @lilys_nail_

    • Bárbara Bononi
      janeiro 16, 2016

      Eu só não deparo por cores porque o meu toque de tamanhos de vidros não permite, mas acho muito legal!

  • Ana Luísa
    janeiro 13, 2016

    Os meus ainda cabem no gaveteiro, eu não ia conseguir assim em prateleiras porque sei que os de trás iam ser bem esquecidos (se os que ficam atrás na gaveta onde vejo já ficam, que dirá os coitados em prateleira, hahahaha). Só minhas bases ficam de fora, em uma maletinha, e adesivos e carimbos (que óbvio nunca lembro que existem) ficam em outra maleta). Já tentei catalogar, mas a paciência não deixou, então nem sei quantos vidros tenho hoje em dia!
    Bj!

    • Bárbara Bononi
      janeiro 14, 2016

      Sabe que eu achei uma delicia cadastrar no sistema! Como pinto as tampinhas acabo vendo o que tenho (tirando os que estão no alto, pois assim nã dá).

  • Esmalte nas Unhas (@esmaltenaunha)
    janeiro 13, 2016

    Eu tenho TOC com limpeza e tals… não conseguiria deixar os vidrinhos expostos assim em prateleiras! rs
    Os meus estão todos em um gaveteiro. Vira e mexe faço uma limpa pra sempre caberem nele…
    Acho legal você pintar a tampinha… mas eu também não consigo fazer isso não. Manias manias.
    MUITO obrigada por citar o sistema viu! S2
    Beijãooo

    • Bárbara Bononi
      janeiro 13, 2016

      Cada um tem uma maneira de organizar, para não pegar pó a outra opção seria fechar tipo uma cristaleira, mas a grana não permite. Eu pinto as tampas se não fico doida aqui!

  • isaura Nascimento Silva
    janeiro 12, 2016

    Eu também preciso guardar meus esmaltes em outro lugar eles estão em uma maleta de esmaltes mais é pequeno.

    • Bárbara Bononi
      janeiro 12, 2016

      Sempre precisamos de mais né Isaura, bora providenciar um novo lar para os seus esmaltinhos.

  • Lissandra Martinho
    janeiro 12, 2016

    Adorei as dicas! Sua coleção é incrível! Beijos
    esmaltetodahora.blogspot.com

    • Bárbara Bononi
      janeiro 12, 2016

      Obrigada pelo carinho ❤

  • Carol Monteiro
    janeiro 11, 2016

    Compartilho da sua loucura! <3
    Ontem comprei divisórias para o meu gaveteiro e reorganizei tudo. É uma delícia fazer isso. Infelizmente o meu espaço está acabando e o gaveteiro é o limite… Tem mais ou menos 400 esmaltes. Não posso deixar mais nada pra fora.
    Eu também pintava a tampinha dos esmaltes e realmente facilita muito!

    Blog | Facebook

    • Bárbara Bononi
      janeiro 11, 2016

      Acredite em mim, sempre achamos mais espaço para os nossos lindos!

  • blog Usei Hoje
    janeiro 8, 2016

    Então tá… você é doida! rs
    Antes eu separava os meus por marca …ai a quantidade foi crescendo e hoje em dia separo por cor em caixinhas dentro de gaveteiros…
    Tenho cerca de uns 900 também mais ou menos, mas claro, queria mais, muito mais!!
    Amo ver coleções alheias…amei esse post.
    E , tá certa, desapegar faz muuuito bem pra gente e pra quem recebe.
    😉

    Bjim …
    blog Usei Hoje

    • Bárbara Bononi
      janeiro 9, 2016

      Eu já suspeitava disso! Hahahaha.
      Obrigada pelo carinho ❤

  • Livia
    janeiro 8, 2016

    nossa, ameiiiiiiiiii sua coleção! mt esmalte lindo e bem organizadinho, os meus estao em caixas, eu tento separar por cor

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    • Bárbara Bononi
      janeiro 8, 2016

      Obrigada pelo carinho ❤

  • Janaína Santos
    janeiro 8, 2016

    Adorei ver como organiza seus esmaltes, preciso fazer um post desse.
    Também uso caixas e gavetas para guardar os meus.
    Procuro sempre desapegar e doar para as sobrinhas, irmã e cunhadas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    • Bárbara Bononi
      janeiro 8, 2016

      Sempre bom desapegar ne, nunca estaríamos tudo isso.

  • Helen Bezerra
    janeiro 8, 2016

    Bem legal amiga, também já tive vontade usar prateleira mas sou muita estabanada com certeza iria derrubar e quebrar alguma coisa. Guardo os meus em gaveteiro de plástico que não dá dando mais, preciso comprar um de madeira.

    Beijos

    • Bárbara Bononi
      janeiro 8, 2016

      Sempre precisamos de mais espaço!

  • Cassi Nails
    janeiro 8, 2016

    Amei conhecer sua coleção!!!!!
    Já não tenho mais espaço pra nada, como sofremos né! kkkkkkkk
    Eu tbm desapego de tempos em tempos, faz bem!
    Bjus

    • Bárbara Bononi
      janeiro 8, 2016

      E como, ainda que esmalte é pequeno, se fosse grande estaríamos lascadas.

Translate »