Dicas – Um ou outro? – Acetona ou removedor de esmaltes?

Eu percebo em diversos grupos do Facebook que participo que muitas Fascinadas tem dúvidas sobre diversos assuntos no mundo dos esmaltes, sendo elas profissionais da área ou não. Este post e todos os outros da série Um ou outro? tem o intuito de informar e tirar suas dúvidas e ajudar a conservar tanto suas unhas quanto seus esmaltes, cada dica dada aqui foi pesquisada e comprovada antes de ser escrita e a cada semana mostrarei um tema diferente. Essa semana falo de um produto que não podemos ficar sem, mas que pode ser um grande vilão para as nossas unhas.

Acetona ou removedor de esmaltes?

Acetona ou removedor de esmaltes?Quem nunca usou acetona que atire a primeira pedra! Pois eu usei durante muitos e muitos anos, até perceber que as minhas unhas enfraqueceram de tal forma que eu tive que dizer chega. A acetona causa sim danos as unhas, ele remove mais fácil o esmalte, pode deixar manchas brancas nas unhas, ressecamento que podem levar ao que menos gostamos que é a quebra. Mas porque? Sempre usei e nada aconteceu, mas a acetona é utilizada somente para remover esmalte?

A acetona é utilizada como solvente em esmaltes, tintas e vernizes entre outros produtos como explosivos como gelatinizante da pólvora sem fumaça.

O que acontece é que o componente da acetona causa ressecamento nas unhas, cutículas e pontas dos dedos, portanto é necessário uma boa hidratação com cremes durante o uso do produto, assim como qualquer outro produto químico que você vá utilizar. Se você usa a acetona deve se atentar à hidratação da região para que não ocasione a quebra das suas unhas e ressecamento das cutículas. Mas e o removedor? Ele também é um agente químico certo?

Sua composição é baseada em acetato de etila, que é um tipo de solvente utilizado pelas indústria, com contato por um longo período (muitos anos de uso e horas de contato, sendo que a quantidade no removedor é muito reduzida) pode trazer malefícios à saúde tal como a irritação da pele, anemia e danos à córnea.

Também traz ressecamento as unhas e cutículas, porém a maioria dos removedores tem em sua composição óleos e vitaminas que proporcionam uma maior proteção e cuidados. Mesmo com esses componentes necessita de cuidados como óleos e cremes para evitar que as unhas quebrem.

Acetona ou removedor de esmaltes?

Os dois são nocivos a nossa saúde, principalmente nas nossas mãos, eu uso e recomendo o removedor de esmalte pois seu cheiro é menos acentuado que a Acetona e possui óleos que ajudam a ter um impacto menor. Ambos os produtos fazem mal para nós e necessita que a Fascinada complemente com o uso de óleos e cremes para que não resseque tanto as unhas. A Acetona é considerada aqui no Brasil como um agente químico muito forte, tanto que sabemos pelo seu cheiro que não agrada a muitas Fascinadas e pode causar alergias tanto de pele quanto respiratórias com maior facilidade. Outro fator a ser colocado é o valor de cada um deles, a Acetona é muito mais barata e o removedor acaba com um valor não muito atrativo. Eu escolho o removedor e você?

 

0
Translate »