Você sabia? Curiosidades sobre o Batom

Depois de conhecer a historia de grandes marcas de maquiagem, hoje é dia de saber mais sobre um dos itens mais queridos pelas mulheres: O batom. Ele está no nosso dia a dia, cada vez ganha mais tonalidades e efeitos diferenciados, mas como foi que ele surgiu?

Como surgiu o batom?

O batom foi criado mais ou menos a 5 mil anos atrás, quando mulheres moíam pedras preciosas e utilizava esse pó para colorir os lábios.


Qual a sua composição?

Alguns batons podem conter alguns ingredientes um pouco diferentes como: óleo de mamona, óleo de rícino, ceras derivadas do petróleo ou escamas de peixe. Esses itens podem ajudar a dar brilho aos lábios. Seus principais componentes são a cera de abelha, cera de candelila e cera de carnaúba, além de pigmentos e perfumes.


O batom sempre foi querido pelas mulheres?

Não, na idade média usar batom significava que aquela mulher era de classe baixa ou prostituta, sendo que essa mentalidade durou muitos séculos. Depois de muuuuito tempo o batom ganhou outro tom conotativo em nossa sociedade. Em 1912 houve um desfile em Nova York onde duas celebridades usaram o batom como forma de emancipação das mulheres, abrindo as portas para que o seu uso ganhasse o significado de feminilidade e poder. Mas nem tudo é flores, em 1920 o conselho de Saúde de Nova  York considerou proibir o uso do batom, pois haviam boatos que o mesmo poderia envenenar o homem que beijasse a mulher que estive o utilizando (afinal em sua composição contém chumbo).

Curiosidade: Na década de 1700 o parlamento britânico aceitava anular casamentos se o marido suspeitasse que sua esposa estivesse fazendo uso de batom ou blush, pois a maquiagem era sinônimo de bruxaria.


Quais são seus formatos?

O batom inicialmente foi criado através de uma pasta que era aplicada com a ajuda de um pincel, em 1915 foi criado o primeiro tubo de batom, em 1923 ele se tornou rotativo como conhecemos hoje como o batom em bala. Em 1930 ele ganhou a forma de brilho labial. Hoje nos temos batons da seguinte forma: em bala que é o clássico dos clássicos e liquido como de antigamente porém com o pincel aplicador integrado em sua embalagem. Além de ter inúmeras formas de efeitos como matte(fosco), gloss, brilhante e assim por diante.


 

0
Translate »