Você sabia? De onde surgiu o esmalte?

Item que usamos no dia a dia e que somos Fascinadas, mas qual será a origem do querido e amado Esmalte? Nos tempos atuais temos uma infinidade de cores que agradam a todas e fazem nosso dia mais colorido, mas será que sempre foi assim?

O esmalte já era conhecido pela realeza do Antigo Egito em torno de 3500 A.C onde as mulheres pintavam as suas unhas com uma tintura ainda muito conhecida por nós: a henna. Na época elas coloriam as suas unhas apenas na cor preto pois as cores mais vibrantes eram exclusivas da família real. Cleópatra por exemplo preferia a cor vermelha em tom mais escuro e Nefertiti em tom mais puxado para Rubi.  Além disso a cor das unhas também servia para distinção de classes sociais muito usado pelos chineses em meados de 3 A.C. Os tons de vermelho e metalizados que eram feitos com solução de prata significava ter um lugar privilegiado na hierarquia, ou seja, era usados pelos mais nobre da época. Os Romanos porém dispensaram a pintura para se dedicar a tratamento das unhas com materiais abrasivos que deixam-as polidas.

Depois de um tempo esquecidos em toda a história, eis que em 1925 durante estudos sobre tinturas para carros foi descoberto uma das primeiras composições que se assemelham ao esmalte que usamos até hoje. Foi lançada apenas uma tonalidade de rosa claro e era esmaltado apenas no meio das unhas e dai foi criado o primeiro esmalte que tanto amamos!

Logo em que ele foi criado houveram diversas variações em como ser aplicado. Na década de 30 ele se tornou um sucesso e era utilizado nas mãos e nos pés, em 1932 os irmãos Charles e Joseph Revlon (será que te lembra alguma coisa?) custearam para que se inventasse uma nova formula de esmalte que fosse mais brilhante e com mais variedade de cores.  Nesta época sera muito utilizada a técnica de meia lua.

E não parou por ai, na década de 1940 cada vez mais mulheres esmaltavam suas unhas com influencia de Marilyn Monroe, na década de 1950 começou a preocupação com o formado das unhas, sendo que as mulheres começaram a utiliza-las mais compridas e em formato oval. Na década de 1960 com os hippies muitas mulheres deixaram de esmaltar suas unhas porém em 1970 as unhas ganharam formado quadrado e com esmaltes chamativos como tons de dourado e com efeito metalizado. Em 1980 mais cores foram surgindo e dando inicio as tonalidades neon e aplicação de pedrarias, neste momento as unhas postiças ganharam ainda mais popularidade. Na década de 1990 as cores escuras voltaram com tudo e em 2000 tudo volto ao básico com o volta da Francesinha. Mas e hoje? Hoje se usa o que você quiser e estiver a fim! Nós ditamos a nossa própria moda e o que importa é nos sentir bem consigo mesma. E você, sabia de como foi criado o esmalte?

 

0
Translate »